Receitas práticas para alergias e intolerâncias alimentares
- Ana Cláudia Guimarães Antunes
- 28 de mar. de 2024
- 1 min de leitura
As alergias alimentares podem ser definidas como reações adversas resultantes do contato com alimentos, causadas por uma resposta imunológica.
As intolerâncias alimentares também causam uma reação fisiológica anormal à ingestão de alimentos ou aditivos alimentares, porém não envolvem mecanismos imunológicos. Em ambos os casos os sintomas são variados: irritações e inchaços na pele, vômitos, diarreia, dores abdominais, problemas respiratórios.
A pessoa que tem alergia/intolerância a algum alimento pode apresentar uma reação específica ou várias reações ao mesmo tempo. Ao se estabelecer o diagnóstico de uma alergia ou intolerância alimentar, normalmente o tratamento consiste em se adotar uma dieta isenta dos alimentos responsáveis pela reações adversas.
Porém a restrição alimentar não é tão simples de ser seguida, pois é necessário a exclusão de todas as fontes alimentares, inclusive preparações e ingredientes que possuem os itens alergênicos/intolerantes.
Esse e-book é resultado de um projeto de extensão do Centro Universitário Senac – Campus Santos Amaro, coordenado por professores e executado por alunos dos cursos de Bacharelado em Nutrição e Tecnologia em Gastronomia. O público alvo dessa publicação são os alérgicos a glúten, leite e ovos. Além destes, pais, cuidadores e profissionais que trabalham na área de saúde e alimentação, que lidam/convivem com pessoas alérgicas a esses alimentos.
Comments