top of page
Buscar

Liofilização de alimentos

  • Foto do escritor: Ana Cláudia Guimarães Antunes
    Ana Cláudia Guimarães Antunes
  • 13 de mar. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 20 de ago. de 2024

por Ana Luiza Ananias de Carvalho e Giovanna Polvora Silva - projeto executado no 1º semestre de 2024


O que é uma liofilizadora?

A liofilizadora é um equipamento que viabiliza a remoção de água de um produto específico, neste caso, alimentos, prolongando sua conservação e permitindo um armazenamento mais prático. Após o processo de liofilização, o produto não requer mais refrigeração, podendo ser armazenado à temperatura ambiente. Além disso, esse método facilita o transporte, tornando o alimento mais leve.


O que faz uma liofilizadora?

A liofilizadora realiza a desidratação dos alimentos por meio da sublimação preservando a forma tridimensional e a integridade do alimento, resultando em um produto de elevada qualidade. Essa técnica possibilita a remoção quase completa da água de um meio, sem comprometer as propriedades do item. Ao contrário de métodos como a secagem por calor ou por ar, que podem alterar a estrutura do produto, esse processo mantém suas características originais.

Para isso, o aparelho é equipado com um refrigerador que congela os alimentos, alcançando temperaturas que geralmente chegam a -50°C. Além disso, possui uma bomba de vácuo para reduzir a pressão a menos de 500 mmHg e um aquecedor para aumentar a temperatura e auxiliar no processo de sublimação. Após a liofilização, os alimentos tornam-se higroscópicos, exigindo atenção ao local de armazenamento, pois podem absorver água da atmosfera. No entanto, é possível restaurá-los ao seu estado original adicionando a quantidade de água previamente removida.



Como funciona a liofilizadora?

A liofilização é realizada por meio de um processo de sublimação, onde o alimento passa diretamente do estado sólido para o gasoso. Para viabilizar esse processo, é necessário congelar o alimento (podendo ser feito na própria máquina ou em um ultracongelador, caso a configuração permita) e submetê-lo a baixa pressão, alcançada com o auxílio de uma bomba de vácuo, e alta temperatura. Isso evita que o gelo formado passe pelo estado líquido. A duração dos ciclos na maioria das liofilizadoras varia entre 24 e 48 horas, dependendo das características e do tamanho do alimento.






 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Chocolate do grão a barra

Por Catharina Oliveira, Bruna Paró e Luiza Paschoal Essa breve pesquisa tem como intuito apresentar como o chocolate é produzido a partir...

 
 
 
Experiências com a Gastrovac

por Bruna Joenck Camargo Paró, Catharina Oliveira Mendonça e Giovanna Polvora Silva - projeto executado no 1º semestre de 2024 A...

 
 
 

Comments


Cozinha e Ciência

©2024 por Cozinha e Ciência. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page